Logo da Spasso Cosméticos

Dicas

Maquiagem

Dicas de maquiagem para pele seca

12/05/2017

Durante o verão, a pele costuma sofrer com o calor, os efeitos dos raios UV, do mar e da piscina. O resultado costuma ser uma pele manchada, com oleosidade e um pouco mais bronzeada.

Por outro lado, durante o inverno o frio e o vento provocam ressecamento. Por isso, nessa estação é importante não descuidar da hidratação: isso inclui tanto o consumo de água (que tende a ser bem menor nos dias frios) quanto o uso de hidratantes, em especial na pele do rosto, que acaba ficando exposta.

Muitas vezes, até os produtos de maquiagem que utilizamos devem ser adaptados à estação, já que a pele seca tende a ficar mais craquelada e sem viço. Por isso, vamos te dar algumas dicas de maquiagem para o inverno. Assim, você continuará linda e aprenderá a fazer uma make natural e que ressalte sua beleza:

 1. Antes de aplicar a maquiagem:

A pele seca tende a acumular células mortas, dando um aspecto ressecado e frequentemente descamando, o que impacta muito no resultado final da maquiagem. A aplicação inadequada de base e pó diretamente sobre a pele seca acaba deixando o visual pesado e a maquiagem fica muito artificial.

Por isso, é preciso preparar a pele: faça uma esfoliação suave, pois sua pele já estará sensível por conta do ressecamento. Não exagere na força e evite produtos abrasivos ou que contenham álcool. Esta etapa servirá para remover células mortas e eliminar a descamação da pele. Depois, aplique um hidratante de boa qualidade. Assim, quando você fizer a aplicação da base, o produto será distribuído de maneira mais uniforme, evitando o acúmulo nas áreas mais ressecadas, o que reforçaria rugas e manchas. Vamos combinar: é tudo o que NÃO queremos, né?

2. Começando a maquiagem: como escolher a base e corretivo adequados

A base mais indicada para a pele seca é a líquida, porque se espalha mais facilmente e ajuda a distribuir o produto de maneira uniforme. Como sua pele é seca, evite produtos com efeito matte, pois a pele seca naturalmente já não tem brilho e você não quer apagá-la ainda mais, certo? Escolha a cor adequada à sua pele e faça a aplicação com um pincel de base ou esponja de maquiagem, cobrindo o rosto com leves batidinhas. Nunca deslize ou esfregue a esponja ou pincel pelo rosto, pois pode ocasionar o acúmulo de produto sobre alguma área, criando uma mancha que vai comprometer o resultado final. Ou pior: destacar rugas e linhas de expressão. Evite também aplicar os produtos com as mãos, pois além de contaminarem a pele com eventuais impurezas, podem levar oleosidade e gerar mais descamação pelo atrito. O mesmo cuidado é recomendado para a aplicação do corretivo, que também deve ser líquido, porque espalha melhor. Caso sua pele seja mista, você pode utilizar esses produtos nas áreas mais ressecadas e usar outros com controle de oleosidade na zona T (testa, nariz e queixo). Se optar por isso, só tome muito cuidado para usar produtos exatamente da mesma cor. Ou você também pode aplicar o pó na finalização da make somente na zona T, evitando o brilho excessivo típico das peles mistas nessas áreas. 

 3.Blush, sombras e batom:

Feita a base da maquiagem, é hora de escolher os produtos para destacar olhos, bochechas e lábios. Para a pele seca, os produtos líquidos são indicados pois ajudam a recuperar o viço da pele. Por isso, use e abuse de bushes pastosos e sombras líquidas. Em relação às cores, você pode escolher a combinação que preferir, de preferência com algum brilho, pois assim você consegue criar pontos de luz na make. O iluminador também tem um papel importante neste contexto e deve ser líquido, já que os produtos em pó são mais difíceis de espalhar e tendem a se acumular em pontos específicos da pele seca. 

Espalhe bem os produtos com esponjas ou pincéis específicos, deixando tudo o mais uniforme possível. Não exagere nas quantidades, pois isso também deixará o visual carregado e artificial demais.

Para hidratar os lábios, você pode optar por batons tradicionais (em bastão). Se a intenção for destacar a boca, lembre-se de não carregar na make dos olhos e use batons cintilantes ou com brilho, que também vão iluminar seu look. 

 4.Finalização:

Tudo quase pronto! Para finalizar, nossas dicas finais são:

- A menos que sua pele seja mista, dispense o uso de pó, que marcará as linhas de expressão e deixará a pele ainda mais “apagada”;

- Se tiver pele mista, invista no pó apenas nas áreas de maior oleosidade (geralmente a zona T). Espalhe bem o pó e use uma camada bem fina, evitando diferença de tonalidade com o restante do rosto;

- Evite o uso de produtos que contenham álcool na formulação, pois podem ressecar ainda mais sua pele;

- Não utilize maquiagem indicada para peles oleosas: em geral, a fórmula dos produtos para este tipo de pele contêm ingredientes que podem acentuar a descamação e até ocasionar ardor na pele seca, que já é fragilizada;

- Evite usar o dedo para aplicação de todos os produtos: sem querer, você pode contaminá-los e aí pode acabar ganhando uma alergia ou espinhas não desejadas.

Caso tenha dúvidas na hora de escolher os produtos adequados, procure uma de nossas consultoras de beleza. Elas estão preparadas para ajudá-la a selecionar os melhores itens para deixar seu look perfeito e arrasar neste inverno!