Logo da Spasso Cosméticos

Dicas

Man

Cuidados com a barba

14/06/2017

A moda de barbas fartas e compridas parece estar em alta ainda. Contudo, é preciso ter alguns cuidados no dia-a-dia para evitar irritações na pele e garantir um visual atraente. Para isso, há produtos específicos no mercado que podem ajudar na manutenção. Afinal, não é simplesmente deixar a barba crescer, não é?

Veja nossas dicas e cuidados a seguir: 

Limpeza:

Uma barba bonita é, em primeiro lugar, limpa e bem cuidada. De nada adianta ter uma longa barba se ela parecer desgrenhada ou pior, suja. Eca! Já existem shampoos específicos para a barba masculina: eles promovem a limpeza da pele e também dos fios, sem ressecar demais, evitando problemas como, por exemplo, a descamação, que pode se intensificar nos meses mais frios do ano. 

Para complementar a limpeza, há esfoliantes específicos, que devem ser utilizados uma vez por semana para ajudar a eliminar o excesso de oleosidade comum nas peles masculinas e também complementam a limpeza. Ao utilizar o esfoliante, aplique-o com movimentos circulares, com cuidado para não esfregar com muita força, pois pode provocar irritação. Depois, é só enxaguar com água fria ou morna, já que a água quente pode agredir a pele e aumentar a oleosidade. 

Hidratação:

Um dos cuidados mais importantes para manter a barba bonita e brilhante é a hidratação. Para garantir que a sua fique sempre em dia, invista em óleos hidratantes específicos, que ajudam a umectar os fios sem deixar a barba melada ou com aspecto oleoso. Além disso, os óleos ajudam a amaciar os fios e a deixar os fios mais alinhados, evitando o visual bagunçado. 

Finalização:

Uma vez limpa e hidratada, a barba já estará pronta para receber produtos de finalização, que têm como objetivo fixar os fios e deixa-los arrumados ao longo de todo o dia. Existem finalizadores com diferentes texturas: sprays, pomadas, géis ou cremes. Para escolher o mais adequado para sua barba, é preciso pensar no tipo de acabamento que deseja: felizmente, a maioria dos produtos oferece efeito matte, não deixando aquele efeito molhado dos tradicionais géis de cabelo, por exemplo. Assim, o visual fica mais natural. Outro ponto a considerar é o grau de fixação necessário: alguns homens possuem fios lisos e finos, mais fáceis de manter alinhados e podem optar por produtos de fixação leve. Já fios muito fartos, enrolados e grossos pedem uma fixação mais forte para ficarem alinhados ao longo do dia. 

Para os homens que aderiram à moda das barbas longas, também é preciso alguns cuidados extras: verifique se os fios estão limpos depois de comer ou beber, apare os fios sempre que sua barba estiver perdendo o formato e pelo menos uma vez por mês, procure uma barberia especializada para dar aquele trato especial. 

Entre as linhas específicas para cuidado da barba, há produtos que contam com os cuidados no dia-a-dia:

Se você ainda tiver dúvidas na hora de escolher os produtos ideais para o seu visual, basta entrar em contato com nossas consultoras de beleza na Spasso mais próxima!