Logo da Spasso Cosméticos

Dicas

Cabelos

Cuidados com os cabelos cacheados

26/07/2017

Os cabelos cacheados e crespos podem até parecer fortes, mas são até mais sensíveis que os lisos ou ondulados levemente. Sabe por que? Com a formação dos cachos, há maior dificuldade de pentear e até fazer com que a oleosidade do couro cabeludo se espalhe ao longo dos fios. O resultado que isso pode gerar é um cabelo quebradiço, cheio de frizz e opaco, especialmente nas pontas. 

Por isso hoje, trouxemos algumas dicas de profissionais e experts para você manter seus cachos definidos e com brilho sem deixá-los pesados:

1. Domine o frizz: o creme de pentear é o queridinho de 99% das mulheres com cabelo crespo ou cacheado. De fato, esses cremes ajudam a domar os fios e definir os cachos, mas podem torna-los pesados, oleosos e até provocar caspa se usados em excesso. Por isso, o segredo é maneirar na quantidade: você não quer desfilar com os cabelos cheios de resíduo, duros de tanto creme por aí, quer? Então opte por cremes mais suaves, se possível livres de sal e parabenos. Também é interessante optar por aqueles com menos aromatizantes: imagine só você no elevador com aquele cheirão de creme só seu? 

Outra dica neste caso é secar ligeiramente os cabelos antes de aplicar o leave-in: assim, você tem uma ideia melhor da quantidade a ser aplicada. Se for usar o produto nos cabelos secos, o cuidado deve ser redobrado, já que a chance de acabar com o cabelo duro de tanto creme é maior. Por isso, umedeça levemente as mãos e aplique o creme em pequenas quantidades. Ok, mas e se seu cabelo acordou de mal humor e não quer ficar no lugar de jeito nenhum? Neste caso, você pode optar por pomadas capilares, que garantem efeito natural e uma fixação mais poderosa, com acabamento matte. Isso quer dizer que seus fios não vão ficar com aquele ar artificial dada pelo tradicional gel capilar ou pelo laquê. Independente do tipo de produto escolhido, evite exagerar na quantidade, em especial na raiz dos fios. Alguns acessórios, como grampos, elásticos, tiaras e faixas também podem ajudar a domesticar os fios rebeldes e ainda dão um charme especial ao seu look.

2. Invista em produtos específicos: a formulação de produtos para diferentes tipos de cabelo também podem fazer toda a diferença: enquanto linhas para cabelos finos prometem volume, em geral os cabelos crespos e cacheados exigem que este volume seja controlado, além de contar com mais ingredientes umectantes e hidratantes, que dão brilho aos fios a mantêm o penteado ao longo de todo o dia. Se você anda insatisfeita com a textura ou o aspecto do seu cabelo, é bem provável que esteja utilizando os produtos errados em casa. Por isso, vale sempre uma visita a um profissional especializado que possa te indicar cuidados específicos e até incluir nos cuidados uma hidratação profissional, de preferência no salão. Em casa, você pode apostar no uso de máscaras hidratantes uma vez por semana e lavar os fios em dias alternados. Como a oleosidade não se espalha muito nesse tipo de cabelo, lavá-los todos os dias pode deixa-los ainda mais fragilizados, ressecados e quebradiços. Se você fizer uso de tintura ou outros processos químicos no cabelo, a hidratação é obrigatória para manter a saúde dos fios em dia e garantir um cabelão de diva, ok?

3. Como pentear os fios: em geral, quem tem cabelo cacheado ou crespo foge de pentes e escovas, Isso porque os fios tendem a quebrar e armar muito com o uso desses acessórios. Por isso, a dica é passar o pente ou escova apenas nos cabelos molhados, sempre na direção das pontas à raiz. Isso desembaraça os cabelos sem correr o risco de quebra-los, além de prevenir a formação de nós. Se optar pelo secador, use um difusor para evitar que o ar quente deixe os cabelos arrepiados e armados. Neste caso, também é recomendável usar uma temperatura mais baixa, já que o calor pode ressecar ainda mais os fios. O mesmo cuidado serve para uso de chapinha, que requer também o uso de um protetor térmico, minimizando os danos aos fios. 

Hoje em dia, existe uma enorme variedade de cremes para pentear, leave-ins e pomadas para cabelos cacheados, além de produtos em spray. O segredo é encontrar uma linha que funcione para o seu tipo de cabelo: às vezes, um produto que deixa o cabelo da sua amiga maravilhoso pode não servir para os seus cachinhos. Caso tenha dúvidas, você também pode consultar uma vendedora na Spasso mais próxima e achar aquele produto que é a sua cara!